Histórico e Visão

IBECORP, Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas, é um centro de referência em ensino e pesquisa em Gestão Estratégica de Compras Corporativas e Públicas que tem como missão Formar Estrategistas em Gestão de Compras para atuarem como Líderes no Brasil e no exterior.

Somos a primeira instituição de pesquisa e educação em Gestão Estratégica de Compras da América Latina, comprometida com a excelência acadêmica e em gerar um legado duradouro para os profissionais da área, suas organizações e comunidades.

Nosso diferencial está na busca constante das melhores práticas nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento de líderes estrategistas que elevem as práticas em Compras aos níveis best in class e conseqüentemente, aumentem as vantagens competitivas das organizações em que atuam.

Como o único programa específico em educação e geração de conhecimento em Gestão Estratégica de Compras, o IBECORP conta com um quadro de docentes composto por Doutores, Mestres, Especialistas e Executivos de Primeira Linha das maiores corporações brasileiras e internacionais.

Nossa missão

Qualificar profissionais da área de Compras Corporativas e Públicas para atuarem como Líderes Estrategistas em Gestão de Compras no Brasil e no exterior.

Nossa Visão

Ser uma instituição de pesquisa e educação líder em Gestão Estratégica de Compras na América Latina, comprometida com a excelência acadêmica e em gerar um legado duradouro para os profissionais da área, suas organizações e comunidades.

Nossos Valores

Estamos comprometidos com a pesquisa rigorosa e com a consolidação da visão acadêmica às reais necessidades das instituições que contribuam para o aprimoramento de políticas públicas e práticas organizacionais em Gestão de Compras.

Histórico

IBECORP foi fundado por Martha Verçosa, administradora, MBA pela Business School São Paulo. Ao longo de seus 30 anos de experiência profissional, atuou em posições executivas, nas áreas de Manufatura e Supply Chain de empresas entre as 500 maiores da Fortune como Lucent e EDS. Nesta última, Martha Verçosa conduziu a diretoria regional de Supply Chain para a América Latina e, posteriormente, participou do projeto de Transformação Global de Supply Chain, na corporação da EDS, em Plano – Dallas (US). Sua participação no projeto global incluiu a condução de “assessments” nas demais regiões (North America, EMEA & Asia Pacific), desenho de recomendações e implantação de “shared service centers” para EMEA e Asia Pacific nos moldes do SSC já implantado na América Latina.

Em paralelo, em 2004, Martha Verçosa fundou o Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras (CBEC) e o presidiu por 2 mandatos. Também atuou por dois anos como diretora de Capacitação onde desenvolveu diversos cursos, entre eles, o curso de Formação de Docentes em Compras e o 1º e o 2º Congresso Internacional de Compras trazendo pela primeira vez ao Brasil personalidades do cenário mundial da área de Compras.

Na área de pesquisa em Compras, Martha Verçosa coordenou a pesquisa de Melhores Práticas em Compras do CBEC (2007) e apoiou à condução no Brasil, pela primeira vez, do Executive Assessment of Supply, conduzido pelo Prof. Robert Monczka, PhD, diretor da CAPS Research (2009).

Na área acadêmica, Martha Verçosa participou em Outubro de 2008, do Winter School, fórum de acadêmicos de Supply Chain e Compras, conduzido pela Chinese Federation of Logistics and Purchasing - CFLP, que aconteceu em Guilin – China. Também participa do grupo de pesquisadores do projeto SIMULAB, conduzido pelo Prof. Antonio Sauaia, PhD, da FEA – USP, trazendo para o projeto a perspectiva de Gestão Estratégica de Compras.