Histórico e Visão
O IBECORP, Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas, é um centro de referência em ensino e pesquisa em Gestão Estratégica de Compras Corporativas e Públicas que tem como missão Formar Estrategistas em Gestão de Compras para atuarem como Líderes no Brasil e no exterior.
Somos a primeira instituição de pesquisa e educação em Gestão Estratégica de Compras da América Latina, comprometida com a excelência acadêmica e em gerar um legado duradouro para os profissionais da área, suas organizações e comunidades.
Nosso diferencial está na busca constante das melhores práticas nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento de líderes estrategistas que elevem as práticas em Compras aos níveis best in class e conseqüentemente, aumentem as vantagens competitivas das organizações em que atuam.
Como o único programa específico em educação e geração de conhecimento em Gestão Estratégica de Compras, o IBECORP conta com um quadro de docentes composto por Doutores, Mestres, Especialistas e Executivos de Primeira Linha das maiores corporações brasileiras e internacionais.
Nossa missão
Qualificar profissionais da área de Compras Corporativas e Públicas para atuarem como Líderes Estrategistas em Gestão de Compras no Brasil e no exterior.
Nossa Visão
Ser uma instituição de pesquisa e educação líder em Gestão Estratégica de Compras na América Latina, comprometida com a excelência acadêmica e em gerar um legado duradouro para os profissionais da área, suas organizações e comunidades.
Nossos Valores
Estamos comprometidos com a pesquisa rigorosa e com a consolidação da visão acadêmica às reais necessidades das instituições que contribuam para o aprimoramento de políticas públicas e práticas organizacionais em Gestão de Compras.
Histórico
O IBECORP foi fundado por Martha Verçosa, administradora, MBA pela Business School São Paulo. Ao longo de seus 30 anos de experiência profissional, atuou em posições executivas, nas áreas de Manufatura e Supply Chain de empresas entre as 500 maiores da Fortune como Lucent e EDS. Nesta última, Martha Verçosa conduziu a diretoria regional de Supply Chain para a América Latina e, posteriormente, participou do projeto de Transformação Global de Supply Chain, na corporação da EDS, em Plano – Dallas (US). Sua participação no projeto global incluiu a condução de “assessments” nas demais regiões (North America, EMEA & Asia Pacific), desenho de recomendações e implantação de “shared service centers” para EMEA e Asia Pacific nos moldes do SSC já implantado na América Latina.
Em paralelo, em 2004, Martha Verçosa fundou o Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras (CBEC) e o presidiu por 2 mandatos. Também atuou por dois anos como diretora de Capacitação onde desenvolveu diversos cursos, entre eles, o curso de Formação de Docentes em Compras e o 1º e o 2º Congresso Internacional de Compras trazendo pela primeira vez ao Brasil personalidades do cenário mundial da área de Compras.
Na área de pesquisa em Compras, Martha Verçosa coordenou a pesquisa de Melhores Práticas em Compras do CBEC (2007) e apoiou à condução no Brasil, pela primeira vez, do Executive Assessment of Supply, conduzido pelo Prof. Robert Monczka, PhD, diretor da CAPS Research (2009).