Gestão de Compras por Categorias

Gestão de Compras por Categorias

Alinhe sua estratégia de contratação às melhores práticas de Compras, entenda os benefícios da Gestão por Categorias na criação de vantagem competitiva e liderança de mercado.

Objetivo do curso

A especialização e inteligência por categoria.

Apresentar o conceito de Gestão por Categoria, seus benefícios de curto, médio e longo prazo, que as empresas globais consideradas “Best-in-Class” já vêm auferindo e auxiliar os participantes a desenvolverem um plano de implantação do modelo. O curso abordará as melhores práticas na elaboração de estratégia de Contratação por Categoria e como desenvolver o plano de transformação para a adoção do modelo e sua implantação.


A quem se destina


Este curso destina-se a especialistas, gestores de compras, responsáveis por definir estratégias de contratação e conduzi-las junto aos fornecedores.


Carga horária

16 horas

O curso contará com dois dias de atividades em período integral com intervalos para coffee-breaks e almoços.


Horário

Dia 1 - 8h30 às 17h30

Dia 2 - 8h30 às 17h30

 

Turma de 25 alunos.


Ementa e Conteúdo

I. A Transformação de Compras: de Tática para Estratégica

 

a. A evolução da área de Compras
b. O Papel de Compras na Competitividade da empresa
c. Mensurando o Impacto Financeiro da Gestão Estratégica de Compras
d. Da centralização ao envolvimento de Compras nos projetos das empresas

II. Introdução ao Conceito de Gestão Compras por Categorias

 

a. A metodologia de Strategic Sourcing
b. Análise de Gastos e outras a análises

c. Metodologia de Compras por Categorias
d. Alavancagem e maximização dos resultados


III. Metodologia para a implantação do modelo

 

a. Desenvolvimento do plano para a implantação do modelo de Gestão de Compras por Categorias

b. Competências requeridas

IV. Organização, estrutura, processos e ferramentas de suporte

a. Talentos e skils requeridos para a implantação e condução da GCC
b. Nova Política e Processos
c. Gestão de mudança
V. Inteligência de Mercado como apoio para a Gestão de Compras por Categorias

a. O aprofundamento do conhecimento do todo para as partes
b. Conhecimento e entendimento do mercado: a chave para o sucesso

Metodologia

A metodologia do curso se baseia no conceito da Andragogia, processo didático orientado para adultos assumindo que:

 

A aquisição do conhecimento emerge da experiência e, portanto o aprendizado resulta da associação entre a experiência empírica e sua aplicação;

O aluno aprende ativamente ao compartilhar conceitos e realizar atividades que predisponham o estabelecimento de múltiplas associações entre seu capital intelectual original e o conhecimento conquistado.

O aluno aprende de forma ativa ultrapassando a mera recepção de dados e informações.


Docente

Professora Martha Verçosa

Martha VerçosaPresidente do IBECORP foi membro do Conselho de Administração da IFPSM - International Federation of Purchasing and Supply Management. Atuou durante 15 anos em posições executivas nas áreas de Compras e Supply Management na América Latina. Atuou em projeto global de transforação de SCM em empresa entre as 500 maiores da Fortune. É palestrante em eventos internacionais como o CHaINA, o maior evento de Compras e Supply Chain da Ásia. Graduada em Administração, com MBA pela Business School São Paulo, é membro do grupo de pesquisa SIMULAB, FEA-USP. Foi fundadora do CBEC – Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras e presidiu o mesmo por dois mandatos.



Valor da Inscrição - R$ 1.590,00

O valor da inscrição inclui material didático, coffee-breaks e certificado de participação. Estacionamento no local não incluso no valor da inscrição.

Pacote Corporativo

Acima de 03 participantes da mesma empresa: 20% de desconto em cada inscrição




 

 
Inscrições
 
pfisica juridica