Carga tributária e Formação de custos como fator decisivo na Condução de Compras
.
Objetivo do curso
A carga tributária influencia na formação de custos tendo impacto direto na tomada de decisão do comprador.
O curso apresentará noções sobre todos os tributos aos quais as empresas estão sujeitas, suas implicações legais e financeiras no Custeio das Compras, preparando os participantes para a correta análise e tomada de decisão eficaz e segura, na condução de suas funções de Compras, tais como na escolha do fornecedor ou na decisão de produzir ou comprar matéria-prima, serviços ou produtos.
A quem se destina
Este curso destina-se aos Compradores, Gestores de Categorias, Gestores de Compras e Suprimentos, responsáveis por contratação, negociação e gestão de contratos.
Carga horária
16 horas
Horário
Dia 1 - 8h30 às 17h30
Dia 2 - 8h30 às 17h30
Turma de 25 alunos
Ementa e Conteúdo
1 - Introdução aos conceitos de custos
a. Definição
b. Classificação de custos
c. Esquema básico de custos
d. Análise de Custos para a tomada de decisão
e. Ponto de equilíbrio
f. Margem de segurança operacional
2 - Formação de Preços
a. Modelo básico de formação de preços
b. As relações de custos com volume e Lucro
c. Comprar versus produzir
3 - Introdução à Legislação Tributária
a. Impostos sobre a Produção e a Circulação de Mercadorias e Serviços – IPI, ICMS e ISS
b. Contribuições sobre o Faturamento – PIS e COFINS
c. Tributos sobre o Patrimônio e as Transferências Patrimoniais – IPTU, IPVA, ITR, ITBI
d. Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas – INSS, FGTS
e. Tributos sobre Operações Financeiras – IOF, CPMF, IRRF
f. Tributos sobre a Renda das Pessoas Jurídicas – IRPJ e CSLL: Lucro Real, Presumido e Arbitrado
g. Regimes de Tributação Simplificada
h. Tributos sobre o Comércio Exterior – Importações e Exportações – Benefícios Fiscais
i. Incidências e cálculos
Metodologia
A metodologia do curso se baseia no conceito da Andragogia, processo didático orientado para adultos assumindo que:
- A aquisição do conhecimento emerge da experiência e, portanto o aprendizado resulta da associação entre a experiência empírica e sua aplicação;
- O aluno aprende ativamente ao compartilhar conceitos e realizar atividades que predisponham o estabelecimento de múltiplas associações entre seu capital intelectual original e o conhecimento conquistado;
- O aluno aprende de forma ativa ultrapassando a mera recepção de dados e informações.
Docente
Professor Paulo Moura
Administrador de empresas formado pela PUC-SP, pós graduado em Planejamento estratégico e MBA pela FGV- SP.
Possui quinze anos de experiência profissional no Brasil e no exterior em gerenciamento de operações, iniciativas voltadas à reestruturação, downsize e start-up, com ampla vivência no desenvolvimento de estratégias, no planejamento e implementação de processos de mudança.
Hoje é um dos sócios da Plancorp Investment and Advisory Group.
Atuou em empresas como Saffery Champness (Londres), JPMorganChase, Grupo Abril, Nielsen, CSU e Contax, sendo que nas duas últimas atuou como CPO (Chief Procurement Officer).
Professor tutor do MBA online da FGV e professor do curso de Graduação de Administração da Uninove, nas disciplinas de TGA, Finanças Corporativas, contabilidade de Custos, Planejamento Estratégico, Finanças Internacionais, Matemática Financeira, Estatística e Balance Score Card.
Valor da Inscrição - R$ 1.520,00
O valor acima inclui material didático,coffee-breaks e certificado de participação.
Estacionamento no local, não incluso no valor da inscrição.
Pacote Corporativo
Acima de 03 participantes da mesma empresa: 20% de desconto em cada inscrição.
|
Inscrições |
|
|
|
|
|