Competências Estratégicas na Gestão de Compras

Competências Estratégicas na Gestão de Compras

O profissional de compras como estrategista, capaz de construir alianças duradouras que garantam valor agregado para sua empresa e longevidade ao fornecedor.

                                                     

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Objetivo do curso

A especialização e inteligência por categoria.

As áreas de compras das organizações sempre foram conhecidas pelo seu papel operacional.
Manter o fluxo de materiais aos menores custos, nas quantidades e prazos necessários ao fluxo de produção, independentemente das instabilidades dos mercados fornecedores, sejam eles de livre concorrência, monopolizados ou mesmo cartelizados. É desta forma que as competências dos profissionais de compra vêm sendo descritas até agora.
Hoje, o profissional de compras precisa ser um estrategista capaz de construir alianças duradouras que garantam valor agregado para sua empresa e longevidade ao fornecedor.
Como gerador de valor para sua organização o novo profissional de compras deve entender cada necessidade como uma oportuidade de negócios e de trazer ganhos para sua organização.
As habilidades operacionais, hoje commodities, não diferenciam mais os profissionais de compras. Gerenciar ciclos de compras complexos, capacidade de trabalhar o longo prazo, gerenciar fornecedores como parceiros de negócio e entender o portfólio de compras como uma carteira de investimentos são as novas competências requeridas para tornar o profissional de compras decisivo e ocupar o seu devido lugar nas organizações.
Este programa traz ao profissional de compras a capacidade de entender a si e o seu novo papel nas organizações através de um programa diferenciado, aliando novas visões teóricas, forte aplicação prática e discussões de temas importantes no mercado atual.


A quem se destina


Este curso destina-se a especialistas, coordenadores e gestores de compras.


Carga horária

16 horas

O curso contará com dois dias de atividades em período integral com intervalos para coffee-breaks e almoços.


Horário

Dia 1 - 8h30 às 17h30

Dia 2 - 8h30 às 17h30

Turma de 25 alunos


Ementa e Conteúdo

 

I. Entendendo as necessidades da organização como a gênese do portfólio de compras
Introduzir conceitos fundamentais como o portfólio de compras e como ele é criado a partir do
entendimento das necessidades da organização e o seu relacionamento com seu posicionamento na cadeia de valor. Entender como o portfólio de compras pode e dever ser tratado como uma carteira de investimentos.

II. A oportunidade de compra e seu papel na busca do valor agregado
Fortalecer o entendimento do significado de identificar e gerenciar as oportunidades de compra sob o ponto de vista das necessidades organizacionais e como a atividade de compras quando vista sob esta perspectiva representa valor estratégico.

III. Construindo valor com uma nova perspectiva para o profissional de compras
Conhecer estratégias e táticas que, a partir de um posicionamento não exclusivamente operacional do profissional de compras, ajudarão a transformar definitivamente o papel de compras em gerador de valor e vantagem competitiva para a organização. Um dos focos deste tópico será o de trabalhar a construção das redes de fornecimento, associando funções na cadeia de valor à colaboração. Esta construção tem no seu grau máximo a formação de comunidades de fornecedores e as alianças estratégicas.

IV. O “Ciclo de Compras”
Entender e reconhecer o processo de comprar em termos de suas fases típicas: estabelecer a necessidade, avaliar alternativas e fechar o negócio. Fortalecer o conceito de que o comportamento dos fornecedores – o ciclo da venda - se dá em termos de como responder ao ciclo de compras e com isto melhorar a eficácia do processo como um todo, aumentando a eficiência e eficácia do processo tanto sob o aspecto do aproveitamento do tempo quanto na qualidade da negociação.
V. Uma nova visão de performance para a atividade de compras Trabalhar modelos de KPI`s que reflitam não somente o comportamento operacional do profissional de compras, mas, principalmente, permita mensurar o seu papel como criador de vantagem competitiva para as organizações.

VI. O uso da tecnologia como catalizador de um novo posicionamento estratégico; Entender a importância do uso da tecnologia da informação e o seu papel de viabilizar novas estratégias de relacionamento com fornecedores e colaboradores que tragam eficiência, eficácia e vantagem competitiva. Aprender como os aplicativos SRM (Supplier Relationship Management) apóiam as organizações sob o ponto de vista tanto estratégico quanto operacional, através de ciclos de vida mais curtos, um melhor custo por transação, melhores tempos de entrega e uma elevada redução nos erros de troca de dados.

 

Metodologia

A metodologia do curso se baseia no conceito da Andragogia, processo didático orientado para adultos assumindo que:

 

A aquisição do conhecimento emerge da experiência e, portanto o aprendizado resulta da associação entre a experiência empírica e sua aplicação;

O aluno aprende ativamente ao compartilhar conceitos e realizar atividades que predisponham o estabelecimento de múltiplas associações entre seu capital intelectual original e o conhecimento conquistado.

O aluno aprende de forma ativa ultrapassando a mera recepção de dados e informações.


Docente

Professor Enio Klein

Engenheiro Eletricista, graduado pela PUC/RJ com especialização em Sistemas possui foco de atuação na gestão estratégica do relacionamento com clientes e tecnologia da informação. Mais de 25 anos de experiência nos segmentos de telecomunicações, tecnologia, serviços profissionais e manufatura. Hoje é sócio da K&G Sistemas, Informação e Treinamento.
Professor convidado na  Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo (FEA/USP)  e Business School São Paulo (BSP) em programas de MBA abertos e corporativos nas áreas de Marketing e Vendas.


 

 

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O valor da inscrição inclui material didático, refeições (almoços e coffee-breaks) e certificado de participação.


Estacionamento no local não incluso no valor da inscrição.

 

Pacote Corporativo

Acima de 03 participantes da mesma empresa: 20% de desconto em cada inscrição




 

 
Inscrições
 
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